Textos

terça-feira, 12 de abril de 2016

VASSILI ZAITSEV (1915 - 1991)



Soldado russo que se notabilizou como um dos melhores atiradores de elite da história mundial, principalmente por sua atuação durante a batalha de Stalingrado, na II Grande Guerra, por ter matado 242 nazistas alemães.

Vassili era um pastor de ovelhas siberiano, nascido na região dos Montes Urais, que desde criança havia sido treinado pelo seu avô para atirar em lobos selvagens que ameaçavam os rebanhos.
Desde a sua primeira participação em batalha, Vassili logo passou a ser considerado um exemplo a ser seguido por outros soldados, servindo para elevar o orgulho do povo soviético.
Utilizando um fuzil Mosin-Nagant modelo M91 com mira telescópica, em calibre 7,62 mm x 54 mm, que perfurava facilmente os capacetes dos militares alemães, chegou ao final da guerra com um registro de 468 mortes.
Uma de suas lendárias proezas foi, no período de apenas dez dias, ter eliminado cerca de 40 oficiais nazistas alemães de alta patente.
Tendo virado uma lenda viva rapidamente os alemães buscaram um meio para eliminar Vassili, para esta missão foi designado o Major Heintz Thorvald, também conhecido como Major Konig (originário da Bavária, era um rico fazendeiro caçador de veados). O longo duelo que se travou entre Vassili e Konig foi um dos episódios épicos da Batalha de Stalingrado, tendo sido retratado no filme Círculo de Fogo (2001). Vassili levou vantagem, tendo pego o fuzil K-98 do Major Konig, abatido com um tiro na cabeça, como troféu do duelo.
Vassili ainda viria a ser instrutor e comandante do grupo de snipers.
Em janeiro de 1943 foi gravemente ferido por um disparo de morteiro, que prejudicou a sua visão. A pedido seu veio a atuar no front de batalha como soldado comum, demonstrando clara determinação e heroísmo de um soldado exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário