Textos

terça-feira, 17 de maio de 2016

Pesquisas revelam preferência de 50% dos russos por economia planificada e Stálin



De acordo com uma pesquisa divulgada no final de abril pelo instituto independente Centro Levada, metade dos cidadãos russos disseram preferir voltar à União Soviética. Além disso, essa mesma parcela estaria disposta a retornar ao sistema socialista com todos os seus atributos, entre eles economia planificada e um líder como Stálin.


Praticamente um a cada dois russos (52%) se disse apto a mudar as relações de mercado e propriedade privada por uma economia planificada e distribuída pelo Estado, e quase a mesma porcentagem (54%) demonstrou sentimentos positivos em relação ao líder soviético Iossef Stálin, “elogiado por sua inteligência”.
Em outubro passado, metade da população já havia apontado a necessidade de um Exército forte, em uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa de Opinião Pública (VTsIOM), uma vez que 48% dos entrevistados disseram acreditar em uma “possível invasão militar”.
Não é à toa que o número de apoiadores da censura da internet e de um maior controle aos sites de notícias estrangeiras também aumenta no país. A ideia de segurança aparece acima de tudo, “tanto que um a cada dois cidadãos até concorda com o retorno do contingente militar à Síria”, mostram os dados do VTsIOM.
Paralelamente, metade dos cidadãos não têm boa opinião sobre os líderes nos últimos dias da União Soviética ou após sua queda: 47% acreditam que o primeiro e único presidente da URSS, Mikhail Gorbatchov, não fez “nada de bom pelo país”, e o primeiro presidente da Rússia, Boris Iéltsin, seria culpado pela então crise (50%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário