Textos

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Nota: Strasserismo vs Hilterismo projetos econômicos distintos

Resultado de imagem para strasser and hitler





















Dentro do nacional socialismo alemão havia duas alas, como se sabe, uma representada pelo hitlerismo outra tendo o nome de strasserismo.
Lendo um pouco sobre as questões econômicas de ambas, nos pormenores, aparecem algumas contradições que são significativas e ''confusas''.
Por exemplo, o hitlerismo apoiava e trabalhou pela reindustrialização da Alemanha e sua evolução. Inclusive isso também ocorreu pelo apoio que recebiam dos industriais e capitalistas nacionais. Claro, isso também foi feito pelos seus objetivos militares desde o princípio.

Já o strasserismo defendia a estagnação e por consequência o abandono do programa industrial, ainda que reivindicasse a nacionalização dos meios de produção.
O objetivo era a ''desproletarização'' do povo alemão, o socialismo de george strasser tinha como base um alemão ''agricultor'' e que não tivesse o consumo como principio de vida.
Uma analise econômica sobre essa visão fica óbvio que a primeira proposta era progressista, ainda que fosse com acordos e conciliação com os capitalistas. Porque a industrialização e o desenvolvimento tecnológico representa o fundamento básico de um país independente.
Difícil de conceber que nesse tema o strasserismo representava a ala reacionária, porque entendia a industrialização e a proletarização como um rebaixamento ao ''materialismo'' e consequentemente um espirito de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário