Textos

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O pipoqueiro da esquina detém os meios de produção?

Resultado de imagem para pipoqueiro

''O pipoqueiro da esquina detém os meios de produção?''

Ele não detém o credito, nem a fabrica (dos carrinhos) e muito menos a plantação de milho. Geralmente faz uma jornada de no mínimo 8hrs, seis dias por semana e se não trabalhar, não come, logo pode ser encaixado no máximo como pequeno burguês (na mesma categoria de um pequeno comerciante). Não poderia ser colocado como um trabalhador (no sentido clássico) por não vender sua força de trabalho ao capitalista, mas também não tem meios de sobreviver sem trabalhar. Portanto, não, ele não detém os meios de produção.


O que é um pequeno burguês?

Pequenos comerciantes, profissionais liberais. Pessoas que não vendem sua força de trabalho ao capitalista, não detém os meios de produção (ou seja, necessitam do fornecimento de crédito dos capitalistas, da produção dos capitalistas etc.) e trabalham para viver.

Inclusive, dependendo do momento econômico do país, Marx aponta que ''Os pequenos estados médios [Mittelstände] até aqui, os pequenos industriais, comerciantes e rentiers (25*), os artesãos e camponeses, todas estas classes caem no proletariado, em parte porque o seu pequeno capital não chega para o empreendimento da grande indústria e sucumbe à concorrência dos capitalistas maiores, em parte porque a sua habilidade é desvalorizada por novos modos de produção. Assim, o proletariado recruta-se de todas as classes da população''.

Um comentário: