Textos

terça-feira, 14 de março de 2017

"Elevemos nossa Moral Revolucionária, combatamos o Individualismo"



Os nossos compatriotas têm o hábito de dizer: os membros do Partido dão o exemplo, a população segue-os. É um elogio sincero aos membros e aos quadros do Partido.

Por ter mantido já 39 anos de uma luta heroica, assegurado o triunfo da Revolução de Agosto assim como a vitória da primeira resistência, e conduzido simultaneamente na hora atual a edificação do socialismo no Norte e a luta patriótica contra a agressão estadunidense, o nosso povo deu-se conta de que a direção de nosso Partido é muito clarividente, que ela conduziu a nossa nação de vitória em vitória a caminho do progresso. Na luta do Partido, como na vida cotidiana, sobretudo nas frentes de combate e da produção, numerosos quadros e militantes mostram-se valentes e exemplares; os primeiros na tarefa e os últimos na honra, eles puderam cumprir um trabalho glorioso.

O nosso Partido formou toda uma geração revolucionária, de moças e de rapazes plenos de entusiasmo e de coragem no cumprimento das suas tarefas.

São flores resplandecentes saídas do heroísmo revolucionário. O nosso povo e o nosso Partido estão orgulhosos destes filhos dignos.

Mas a par destes bons elementos, há ainda quadros e membros do Partido cuja moral deixa a desejar.

Dominados pelo individualismo, em todas as coisas eles pensam, antes de tudo, no seus próprios interesses. A consigna não é “um por todos”, mas “todos por mim”.

Individualistas, eles temem as privações e as dificuldades, caem na avidez, na corrupção, no desperdício, no luxo. Eles correm atrás das honrarias e do lucro, dos títulos e do poder. O seu orgulho faz com que eles não prestem atenção à coletividade; eles desprezam as massas, mostram-se arbitrários e tiranos. Desligando-se das massas e da realidade, eles caem na burocracia e no autoritarismo. Eles perdem o gosto pelo esforço no trabalho e no estudo e não procuram sequer corrigir-se.

Também por causa do seu individualismo, eles provocam a desunião, faltam aos princípios da organização, à disciplina, às suas responsabilidades. Eles não aplicam seriamente a linha e a política do Partido e do Estado, prejudicam os interesses da revolução e do povo.

Em resumo, o individualismo conduz a muitas faltas e erros.

Para tornar os seus quadros e os seus membros dignos de serem combatentes revolucionários, o nosso Partido deve prodigalizar todos os seus esforços para inculcar-lhes o ideal comunista, fazer-lhes compreender e aplicar a sua linha e a sua política, iluminá-los nas suas tarefas e na moral do militante. A crítica e a autocrítica devem ser praticadas seriamente no seio do Partido. É preciso aceitar e encorajar as críticas sinceras feitas pelas massas. A vida da célula deve ser estritamente regulamentada, a disciplina do Partido imparcial e justa, o trabalho de controle, rigoroso.

Cada quadro, cada membro do Partido deve colocar os interesses da revolução, do Partido e do povo acima de tudo e antes de tudo. É preciso combater energicamente o individualismo e elevar a nossa moral revolucionária, cultivar o espírito coletivo, o espírito de união, o respeito pela organização e o sentido da disciplina. Nós devemos seguir de perto a realidade, consultar as massas, respeitar e fazer vingar o direito do povo de ser o dono de seu próprio destino. Devemos esforçarmo-nos por estudar, elevar o nível dos nossos conhecimentos para podermos levar a bom termo todas as nossas tarefas.

Esta é uma forma realista de celebrar o aniversário da fundação do Partido, o grande Partido da nossa classe operária e do nosso povo heroicos. É também um trabalho necessário para ajudar os quadros e os militantes a progredirem, a contribuírem mais eficazmente na luta patriótica contra a agressão estadunidense, e na edificação vitoriosa do socialismo.

Artigo escrito por Ho Chi Minh por ocasião do 39º aniversário do Partido dos Trabalhadores do Vietnã

Nenhum comentário:

Postar um comentário