Textos

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Como debater com um liberal ?

Auditor Fiscal, Victor Lins, mostra os principais argumentos do liberalismo
Os liberais costumam promover constantes distorções e falsificações quando se propõem a ''debater'' qualquer tema, ainda mais quando se trata de economia. As aspas precisam ser utilizadas porque, em termos acadêmicos e filosóficos, não se pode efetivamente chamar histeria, distopia temporal e contextual de um real propósito argumentativo.

Existe, hoje, um grande déficit na intelectualidade nacional em criar condições ao enfrentamento necessário das ideias. Durante muito tempo isso foi encarado com desleixo e sempre com o intuito do cultivo da própria bolha acadêmica.

Verificamos, então, o preço que está sendo pago por tamanho abandono e falta de iniciativa: cientifica e politica, em se travar também no âmbito cultural e educacional o necessário debate contra a crescente onda financiada e vinda do estrangeiro de elementos think tanks e mídias ''alternativas'' do neoliberalismo como peças de mobilização virtual, principalmente juvenil.

Essa aposta, claro, advém do fato que os jovens sempre serão a força motriz de qualquer sociedade, portanto, sendo de essencial importância o seu controle e influencia. Exatamente por isso a virada á direita ocorre primeiramente na parte mais jovem e sem experiência concreta na vida como um todo, pois, possui uma inquietação em busca de um guia, um líder o qual possa seguir.

Logo, o debate com um liberal, partindo dos pressupostos filosóficos e acadêmicos, deve ser feito a partir dos fatos concretos, no mundo objetivo. Para que não se descambe ao campo do subjetivismo e do abstrato.

Como diz um velho ditado'' Contra fatos não há argumentos''. 

Quando exposto á luz dos acontecimentos o liberalismo do século XXI, nada mais é que um tigre de papel. Gritos, achincalhamentos e histeria coletiva não alteram todo o histórico prático que os governos de ambas as matizes ideológicas direita/esquerda vem construindo ao longo do tempo baseados na espoliação popular e ao favorecimento de poucos.


Em outros artigos será possível tratar mais deste tema, neste caso, tomei a liberdade de fazer essa introdução para a playlist a seguir.

Ministrado pelo cientista político e doutorando pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL), Victor Lins, o seminário foi promovido pelo PDT, em São Paulo, e mostra quais são os princípios da argumentação liberal e como contestá-la sob a ótica do desenvolvimentismo, doutrina econômica que tem guiado o trabalhismo atual.
Deixarei o link com a playlist dos vídeos relacionados ao tema:



A partir deste vídeo é possível seguir a sequência de exposições promovidas naquela data sobre o tema ''Como debater com um liberal?''

Nenhum comentário:

Postar um comentário