Textos

sábado, 2 de fevereiro de 2019

O bolsonarismo e o abraço de urso em Renan Calheiros, o que significa a derrota para a presidência do Senado ?


Resultado de imagem para bolsonaro renan calheiros


Renan Calheiros desistiu da candidatura á presidência do Senado, mas na prática foi derrotado por falta de apoio de parte do MDB.

Pois, é bom lembrar, durante o governo Temer ocorreram episódios importantes em que ele antagonizou com figuras importantes do partido, como Garibaldi Alves, Henrique Eduardo Alves, e o próprio Temer, quando este colocou a reforma trabalhista para ser votada a toque de caixa no Senado.

A derrota, ao menos pontual, não tem ligação com o escândalo recente relacionando o nome de Calheiros com a JBS. Até porque, como o passado mostra, houveram episódios seguidos, por exemplo, em 2013 dos envolvimentos dele com notas fiscais frias etc., criou-se a época a campanha fora Renan, e naquele momento politico, pela força e influencia interna que detinha nada aconteceu (com o potencial que poderia ter acontecido).

Agora, todavia, a situação mudou. O Ascenso do bolsonarismo, assim como foram todos os governos anteriores, não tem escrúpulos em intervir de diversas formas e misturando personagens ''novos'' com as oligarquias para conquistar o objetivo principal, o controle parlamentar.

MBL e adjacentes fizeram campanha ativa contra Renan, portanto, qual seria o interesse desses elementos?

O que parece obvio são as intenções concretas de provocar o isolamento de algumas figuras oligarcas que possam não se submeter totalmente ao modus operandi que o atual governo irá tratar as casas legislativas.


A derrota do Renan, hoje, representou a vitória do bolsonarismo. Claro, isso não significa que, caso fosse o contrário não haveria acordo e conciliação dos interesses, como é de conhecimento público o cretinismo parlamentar e o fisiologismo são os troféus da politica nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário